Foto: Adriane König _ crédito Gabriel Bazt
O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) recebe, a partir do dia 21 de maio de 2025 (quarta-feira), a exposição 12 sentidos, de Adriane König com curadoria de Marc Engler. O projeto foi escolhido por comissão julgadora em convocatória para exposições temporárias, que considerou critérios como originalidade, qualidade técnica, adequação ao público infantil, abordagem dos temas de gênero ou etnia e a promoção de interatividade e de ibilidade. A visitação é gratuita e vai ocorrer de terça a sexta, das 10 às 18h, e aos sábados, das 10 às 15h, exceto feriados, até 19 de julho.
Em 12 Sentidos, Adriane explora a visão antroposófica sobre o desenvolvimento humano, conforme estudos do filósofo e educador Rudolf Steiner, destacando a importância da igualdade de gênero na arte e promovendo a expressão artística das mulheres. Ela utiliza a colagem manual para criar 12 obras e instalações que representam os sentidos humanos, inspirando as mulheres a descobrirem seu potencial e a se tornarem mais autônomas e confiantes. A exposição também busca oferecer um espaço para que mulheres e crianças expressem sua criatividade de forma autêntica.
Com a exposição, Adriane convida o público a viver plenamente, experimentando a vida em toda sua riqueza e profundidade, ampliando percepção, empatia e compreensão do mundo. A mostra celebra um ano de conquistas na carreira da artista, que já participou de exposições individuais e coletivas em diversas cidades. Segundo ela, 12 Sentidos “é um convite para despertar a totalidade da nossa existência e descobrir nosso verdadeiro potencial através da arte”. Haverá bate-papo com Adriane e oficinas educativas em datas a serem informadas posteriormente.
A ARTISTA – Adriane König é de ville (SC). Embora formada em Direito, migrou para o campo das Artes Visuais. Teve experiências iniciais na pintura em porcelana e faiança, até consolidar-se na colagem, a partir de 2021, como meio estético e filosófico de construção de sua poética — processo intensificado a partir do acompanhamento artístico e curatorial do artista Marc Engler, com quem desenvolveu uma linguagem visual autoral, sensível e conceitualmente ancorada. Seus trabalhos em colagem abordam temas como comportamento humano, percepção, memória e verdade, com forte influência da Antroposofia e dos estudos de Rudolf Steiner. Sua produção reflete uma busca por profundidade poética, visual e filosófica, aliando estética e reflexão.
EXPOSIÇÕES DESTACADAS:
Papier ist geduldig – Primeira exposição individual, realizada em 2021 na Galeria de Arte Garten, ville.
O Baile – Exposição apresentada na Galeria de Arte da AAPLAJ (ville, 2022), na Casa da Cultura Dide Brandão (Itajaí, 2023) e na Galeria de Arte do BRDE (Florianópolis, 2023).
12 Sentidos – Exposição individual inspirada nos estudos de Rudolf Steiner. Apresentada em 2024 na Galeria de Arte da AAPLAJ (ville), em 2025 no Museu de Arte de Blumenau, e com exibição prevista no Museu Victor Meirelles (Florianópolis, 2025).
Onde Estão Seus Olhos – Exposição individual no Museu de Arte de ville (28/08/2024 a 13/10/2024) e participação em exposição coletiva no Museu de Arte de Blumenau (02/05/2024 a 23/06/2024).
Presente Sombrio, Futuros Possíveis – Participação em exposição coletiva na Galeria 33, ville (10/06/2024 a 11/08/2024), com a obra “Desvio do Caminho”.
SERVIÇO:
O QUÊ: Exposição 12 Sentidos, de Adriane König
QUANDO: De 21 de maio a 19 de julho de 2025
ONDE: Museu Victor Meirelles – Florianópolis/SC
VISITAÇÃO:
Terça a sexta: 10 às 18h
Sábados: 10 às 15h
* Exceto feriados
ENTRADA GRATUITA