Iniciativa busca levar internet de qualidade ao campo catarinense, conectando produtores rurais a tecnologias que aumentam a produtividade e diminuem desigualdades digitais.( Foto: Aires Mariga/Epagri)
A falta de o à internet de qualidade ainda é um dos principais entraves para o desenvolvimento das áreas rurais. A ausência de conectividade limita o uso de ferramentas digitais, reduz a eficiência das operações e dificulta a inclusão de produtores na agricultura moderna.
Para enfrentar esse desafio e estimular soluções inovadoras, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou o edital de Subvenção Econômica 22/2025 – Tecnologias para Campo Conectado. A visa iniciativa fomentar projetos que contribuam para a transformação digital no meio rural catarinense.
Com investimento de até R$ 3 milhões, o edital financiará iniciativas inovadoras à melhoria da conectividade, à inclusão digital e ao fortalecimento da produtividade agropecuária, com foco em soluções tecnológicas de alto impacto, especialmente nas cadeias produtivas locais.
As propostas devem se alinhar a quatro eixos temáticos: disponibilidade de conexão estável em ambientes rurais; aplicações em Agro 4.0; inclusão digital no campo; e uso compartilhado de estruturas para expansão de redes de fibra óptica. O objetivo é contribuir para a modernização do setor por meio da integração entre inovação, tecnologia e sustentabilidade.
As soluções devem ser inovadoras e adaptadas à realidade rural, contemplando tecnologias como redes móveis, satélites, mesh, LoRaWAN, operação offline e edge computing. Também serão valorizadas propostas que promovam ibilidade digital e inclusão de públicos com menor familiaridade tecnológica.
Empresas catarinenses com fins lucrativos poderão submeter propostas até 16 de junho de 2025, por meio da plataforma SIGFAPESC. Cada projeto poderá receber até R$ 500 mil. O resultado final será divulgado no dia 14 de agosto.