Musicista apresenta o projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” até junho de 2025 em três unidades hospitalares da Grande Florianópolis
Durante o primeiro semestre de 2025, o violista e musicista Matheus Gadelha está realizando uma série de apresentações gratuitas em três hospitais da Grande Florianópolis por meio do projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada”. A busca iniciativa transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor e lúdico, promovendo o contato com a música instrumental e popular.
Após 12 apresentações, já realizadas nos meses de fevereiro, março, abril e maio, o projeto segue com seus últimos três recitais no mês de junho. Matheus estará no dia 9 de junho no Hospital Infantil Joana de Gusmão (Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica), em Florianópolis, na quarta, dia 18, no Hospital do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon) (Rod. ar Gonzaga, 655 – Itacorubi), também em Florianópolis, e encerrará o projeto no dia 25 de junho no Hospital Regional de São José Dr. Adolfo Donato da Silva, Praia Comprida), em São José. Todas as apresentações, que levam arte e sensibilidade para pacientes, familiares e profissionais de saúde, iniciam às 14h.
Bacharel em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Matheus, que iniciou uma trajetória musical aos 17 anos, destaca que a proposta sempre teve como objetivo aproximar o público dos instrumentos clássicos e proporcionar uma experiência transformadora por meio da música.
“A minha ideia é popularizar os instrumentos da música erudita, trazendo repertórios que dialogam com diferentes públicos e tornando o ambiente hospitalar mais leve e humanizado”, afirma o artista nascido em Crato/CE e residente desde 2018 de Florianópolis.
Para ampliar a diversidade musical e o impacto da iniciativa, Matheus, que é professor de viola e violino da Camerata Florianópolis, contou com a participação dos músicos Iva Giracca, Roger Corrêa, Israel Dutra, Renata Oliveira e da bailarina Fabiana Lessa, durante as apresentações.
“Dividimos as apresentações de acordo com repertórios. As três últimas serão Músicas Clássicas do Balé e Minha Viola, Cantigas Populares e Viagem no Tempo. Tudo para enriquecer ainda mais a experiência sonora e sensorial dos espectadores que nos recebem”, completa.
“Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” é um projeto cultural realizado por Matheus Gadelha, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Alucal Alumínio Caravaggio Ltda. Acompanhe a programação completa no @projetoumacuraarretada.