Florianópolis, 22 maio 2025
spot_imgspot_img

FloripAmanhã abre espaço para diálogo entre gerações sobre o futuro de Florianópolis

EventosFloripAmanhã abre espaço para diálogo entre gerações sobre o futuro de Florianópolis
spot_img

SOS Cárdio apoia o Ironman Brasil 2025 com foco na saúde dos atletas

Hospital é patrocinador oficial do evento e reforça a...

Jogo Sujo e Beto Bruno celebram o rock gaúcho no John Bull Floripa no dia 24 de maio

Florianópolis será palco de uma verdadeira celebração ao rock gaúcho no...

Arraiá do Lira Tênis Clube vai acontecer dia 7 de junho com entrada gratuita

Clube quase centenário abrirá suas portas bem no Centro...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Nesta quinta-feira, 22, das 10h às 12h, a FloripAmanhã promove o encontro on-line “O amanhã já começou: gerações em diálogo pela cidade que sonhamos”, com o filósofo e professor José Paulo Teixeira e Eugênio Lacerda da Codade Futura, o associado Paulo Garbugio e a conselheira da FloripAmanhã Anita Pires. A ação faz parte da programação “FloripAmanhã 20+ | Diálogos para o Futuro”, em comemoração aos 20 anos da Associação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://materiais.floripamanha.org/o-amanha-ja-comecou.

O que se busca com a atividade é abrir espaço de escuta e troca entre diferentes gerações, com o objetivo de refletir coletivamente sobre o papel dos jovens na construção de uma Florianópolis mais inclusiva, sustentável e preparada para os desafios do futuro. “Este encontro é um convite à escuta, ao entendimento e à ação. Um convite para repensarmos as pontes entre gerações”, analisa o presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho. “Porque só seremos capazes de imaginar uma cidade melhor se formos capazes de imaginar juntos”, acrescenta.

O facilitador será o filósofo e professor José Paulo Teixeira, doutor em Filosofia, idealizador da Cidade Futura – Inovação em filosofia, educação e pesquisa, coordenador do programa Filósofos Inovadores e autor de vários livro, entre eles, Os donos da cidade (1996) e Sob o domínio da mídia (2014).

Uma cidade do futuro se constrói com todas as vozes
Vivemos um tempo de profundas transformações tecnológicas, sociais, climáticas e culturais. O ritmo das mudanças acelera, e com ele cresce também a sensação de desencontro entre gerações. De um lado, jovens que vivem em constante conexão, mobilizados por causas globais, pela urgência climática, pela diversidade, pela liberdade de ser e sentir. De outro, uma geração que ainda busca compreender esse novo mundo, muitas vezes a partir de valores forjados em outra época, em outro ritmo, com outras certezas.

De acordo com o presidente da FloripAmanhã, não se trata de certo ou errado, mas de mundos que precisam dialogar e que, muitas vezes, não se escutam. “A dificuldade de entender o universo dos jovens é, na verdade, uma oportunidade valiosa de nos perguntarmos: que cidade estamos construindo para o amanhã? E mais do que isso: com quem estamos construindo?”, reflete Salomão.

Florianópolis é uma cidade jovem, criativa e pulsante. Mas para que ela seja verdadeiramente uma cidade do futuro, precisa incluir os jovens não apenas como beneficiários de políticas públicas, mas como protagonistas na tomada de decisões, no desenho de soluções, na criação de novos caminhos. “O futuro não é um lugar para onde vamos — é algo que estamos construindo agora, juntos”, finaliza Salomão.

Serviço:
Data: Quinta-feira, 22 de maio
Tema: O Amanhã Já Começou: Gerações em Diálogo pela Cidade que Sonhamos
Partcipantes: filósofo e professor José Paulo Teixeira e Eugênio Lacerda da Codade Futura, associado Paulo Garbugio e conselheira da FloripAmanhã Anita Pires.
Formato: On-line